segunda-feira, 27 de maio de 2013

Alunos do CMES JVC vão ao Theatro José de Alencar

Tendo a Educação como tema central e levando em consideração que ela é, desde o princípio da civilização, o mais importante atributo de um povo, O Grupo de Dança Edisca apresenta no Teatro José de Alencar o espetáculo Paideia. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, turno noite, do CMES Professor José Valdevino de Carvalho tiveram o honra de prestigiar o espetáculo no dia 23 de maio e tanto alunos como professores ficaram encantados com a apresentação. Dona Albertina (86 anos) disse: “Eu fiquei tão feliz em saber que essas meninas não tão nas ruas se prostituindo e nem usando drogas, elas estão fazendo uma coisa tão linda que é dançar encantar a todos nós”. A coordenadora Aldenira Vale reforça que a fala inicial da professora Dora Andrade motivou os alunos da escola a avançar em seus estudos acreditando que, assim como aquelas meninas e meninos do Grupo de Dança Edisca fazem a diferença em suas comunidades eles também podem.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

RECICLAR É SHOW CHEGA AO CMES JVC

Após articulação com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza– SME, o projeto Reciclar é Show, iniciativa da marca Tang, que envolve música e reciclagem chegou à escola CMES Professor José Valdevino de Carvalho. Na manhã desta segunda-feira (13) os educadores musicais realizaram o primeiro pocket show para os pais, alunos, funcionários e professores, dando início a uma nova fase do projeto na escola. Quarenta (40) alunos participarão de atividades que buscam desenvolver a musicalidade e o engajamento na ação de reciclagem de materiais laminados. O resultado disso será a produção de uma resina, desenvolvida por uma empresa de São Paulo, que transformará esse material em instrumentos musicais para os alunos. Até agosto, os estudantes do CMES JVC aprenderão, por meio da reciclagem, a criar e tocar seus próprios instrumentos e, ao final, a escola receberão instrumentos musicais a fim de dar continuidade ao projeto. Veja a seguir o registro no evento na escola:

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ALUNOS DO CMES JVC PATICIPAM DE AULA EM CAMPO NA ESCOLA DE TRÂNSITO DO DETRAN

Os alunos do CMES JVC foram convidados a participar de uma aula em campo na Escola de Trânsito do Detran, foi um momento muito importante para a aprendizagem dos alunos que tomaram conhecimento das lei de trânsito vigente em nosso país. Os alunos ao chegar na escola comentaram também sobre a fato de que os pedestres precisam estar atentos ao movimento das ruas.

A FEIRA DE CARUARU NO VALDEVINO

MÚSICA: “ A FEIRA DE CARUARU” A Feira de Caruaru, Faz gosto a gente vê. De tudo que há no mundo, Nela tem pra vendê, Na feira de Caruaru. Tem massa de mandioca, Batata assada, tem ovo cru, Banana, laranja, manga, Batata, doce, queijo e caju, Cenoura, jabuticaba, Guiné, galinha, pato e peru, Tem bode, carneiro, porco, Se duvidá... inté cururu. Tem cesto, balaio, corda, Tamanco, gréia, tem cuêi-tatu, Tem fumo, tem tabaqueiro, Feito de chifre de boi zebu, Caneco acuvitêro, Penêra boa e mé de uruçú, Tem carça de arvorada, Que é pra matuto não andá nú. Tem rêde, tem balieira, Mode minino caçá nambu, Maxixe, cebola verde, Tomate, cuento, couve e chuchu, Armoço feito nas cordas, Pirão mixido que nem angu, Mubia de tamburête, Feita do tronco do mulungú. Tem louiça, tem ferro véio, Sorvete de raspa que faz jaú, Gelada, cardo de cana, Fruta de paima e mandacaru. Bunecos de Vitalino, Que são cunhecidos inté no Sul, De tudo que há no mundo, Tem na Feira de Caruaru. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=S0a38es0mrI

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A ORGANIZAÇÃO DA FEIRA DE CARUARU

A vida do rei do baião, o mestre Luiz Gonzaga, foi mostrar a diversidade de manifestações folclóricas, os hábitos e costumes, as crenças, os valores e a riqueza cultural do nordeste através das músicas com letras carregadas de uma história, de uma identidade social de forma simples ressaltando a força da fé e mostrando o modo de viver do povo Nordestino. O CMES Prof. José Valdevino de Carvalho, como escola formadora de cidadãos conscientes do seu papel social, realiza o projeto do 2º bimestre em que enfoca a cultura popular homenageando os 100 anos de Luiz Gonzaga a fim de que a comunidade escolar em geral tome conhecimento da importância e influencia que o rei do baião representou e ainda representa para a cultura popular brasileira. O objetivo geral deste projeto é reconhecer a importância cultural de mestre Luiz Gonzaga no cenário nacional com enfoque especial no nordeste e as diversas manifestações folclóricas, valores, costumes e tradição de um povo. Todos se envolveram na execução deste projeto com estudo sobre a biografia e discografia do Rei do Baião e foi decidido que como culminância seria realizada uma grande Feira do Caruaru na escola e então os alunos e professores começaram a produzir os objetos que seriam apresentados na feira aqui temos uma pequena mostra de todo o processo:

CMES JVC SEDIA ENCONTRO DOS PROFESSORES DO LIE

A escola CMES Profesor José Valdevino de Carvalho sediou em setembro de 2012 o encontro dos professores lotados nos Laboratórios de Informática - LIE das escolas municipais que fazem parte da Secretaria Executiva regional - IV. Foi uma tarde de excelentes discussões sobre as práticas desenvolvidas nos LIES e compartilhamento de experiências exitosas. A reunião foi dirigida por técnicos da Regional e do Centro de Referência do Professor - CRP.